O Instituto Presbiteriano Mackenzie iniciou suas atividades em 1870, quando o casal de missionários presbiterianos George e Mary Ann Annesley Chamberlain chegou à cidade de São Paulo.
Dona Chamberlain recebia meninos e meninas para a escola que estava começando, fazendo valer o princípio que permanece até hoje: não fazer distinções de sexo, credo ou etnia. No ano seguinte, foi criada a Escola Americana, embrião do Colégio, que abrigava filhos de escravos e famílias tradicionais.
Em 1876, já na esquina das ruas Ipiranga e São João, a Escola Americana implantou dois novos cursos: a Escola Normal e o Curso de Filosofia. Em 1879, Dona Maria Antônia da Silva Ramos, Baronesa de Antonina, vendeu uma área de sua fazenda em Higienópolis ao Reverendo Chamberlain. Era o início de uma nova fase.
A fama da Escola Americana não ficou restrita ao Brasil, chegando aos ouvidos do advogado americano John Theron Mackenzie que, sem nunca ter estado no Brasil, deixou em testamento uma doação à Igreja Presbiteriana Americana para a construção de uma escola de engenharia em Brasil. Assim começa o nome usado até hoje: Mackenzie.
Em fevereiro de 1896, teve início o curso na Mackenzie School of Engineering, com diplomas ainda expedidos pela Universidade de Nova York. Na década de 1940, novos cursos foram criados, como a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (1946); Faculdade de Arquitetura (1947); e a Faculdade de Ciências Económicas (1950). Com essas quatro escolas superiores, em 1952, o Mackenzie é reconhecido como universidade pelo então presidente Getúlio Vargas. Em 1955, teve início a primeira turma da Faculdade de Direito.
Em 1965, o Mackenzie nomeia Esther de Figueiredo Ferraz como reitora, a primeira mulher a assumir esse cargo em universidades brasileiras.
Em 1970, foi criada a Faculdade de Tecnologia, suprindo a demanda por profissionais qualificados nos cursos superiores da área.
Visando a formação global de seus alunos, o Mackenzie oferece a oportunidade de permanência na instituição desde a Educação Básica até a Pós-Graduação, nos níveis de especialização (lato sensu), mestrado e doutorado (stricto sensu).
Atualmente, o Mackenzie está em vários lugares do país, oferecendo educação e saúde às pessoas, cuidando do ser humano de forma integral. Prova disso são seus Colégios, Faculdades, Universidades e Hospitais, em unidades em São Paulo (SP), Alphaville (SP), Tamboré (SP), Brasília (DF), Campinas (SP), Palmas (TO), Rio de Janeiro (RJ), Castro (PR), Curitiba (PR) e Dourados (MS).
Além da Educação, área na qual possui sólida tradição e pioneirismo, o Mackenzie também se dedica à Saúde, tendo reforçado esse viés a partir de 2019 com a aquisição do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM) e também da Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná (FEPAR). O Instituto Presbiteriano Mackenzie também é Membro Efetivo da Associação Beneficente Douradense (ABD), que mantém o Hospital Evangélico Dr. e Sra. Goldsby King, tradicional instituição de Mato Grosso do Sul.
Cuidar do ser humano criado à imagem e semelhança de Deus, autonomia, educação, saúde e dignidade. Mackenzie olha para as pessoas como um todo a partir de uma perspectiva cristã. É a fé que o move, que orienta a sua missão, que se sente feliz por poder realizar diariamente desde a sua fundação em 1870.
O Mackenzie iniciou o processo de construção de um barramento de integração e serviços, enfrentando a necessidade de garantir alta disponibilidade e um modelo DevOps eficiente. Os principais desafios encontrados foram:
Para superar esses desafios, o Mackenzie propôs uma solução abrangente:
Uso de IAC com Terraform: Automação do provisionamento de serviços AWS, aumentando a eficiência e reduzindo o tempo de implantação.
Principais usos dos serviços AWS:
Padrão de desenvolvimento: Implementação de gates de qualidade como Code Quality, SAST e DAST para garantir a integridade e segurança do código.
Integração com serviços de terceiros: Uso de GitLab, Rancher, SonarQube e GitLab Runner para suportar um ciclo DevOps robusto e eficiente.
A implementação resultou em uma infraestrutura mais ágil e eficiente, com maior capacidade de resposta às demandas tecnológicas e melhor integração de serviços. O uso de contêineres facilitou a implantação e escalabilidade rápida de aplicações, enquanto o AWS Lambda permitiu a execução rápida de funções serverless, reduzindo significativamente os tempos de inicialização e melhorando o desempenho operacional.
Métricas de Sucesso:
A análise de TCO focou em:
Lições Aprendidas
Foco no negócio: O uso de serviços gerenciados permitiu ao Mackenzie reduzir a sobrecarga de gerenciamento, concentrando-se nas atividades acadêmicas e de pesquisa, promovendo inovação e eficiência operacional.
Vamos marcar uma conversa? Entre em contato e deixe nossos especialistas encontrarem as melhores soluções para sua empresa!