Os recursos na nuvem já representam grande parte dos ativos de sistema e processos nas empresas e por conta disso podem gerar custos elevados no fluxo de caixa dos negócios. E é justamente neste ponto que o Finops é tão importante, utilizando uma boa estratégia é possível otimizar os recursos e economizar muito dinheiro, pensando que esta economia ainda pode se transformar em investimento e posteriormente em mais vendas, a economia pode se tornar milhões em retorno.
Para começar a otimizar seus recursos na nuvem sua empresa pode trabalhar:
Monitoramento e análise de custos:
Implemente ferramentas de monitoramento de custos, como AWS Cost Explorer, Azure Cost Management ou Google Cloud Cost Management, para acompanhar de perto os gastos.
Analise regularmente os dados para identificar áreas de desperdício e oportunidades de economia.
Orçamentação:
Estabeleça orçamentos claros para cada equipe ou departamento e acompanhe o cumprimento desses orçamentos.
Defina limites para os gastos e notificações automáticas quando os limites forem atingidos.
Alocação de recursos:
Avalie continuamente se os recursos computacionais (como instâncias de servidores, armazenamento e bancos de dados) estão sendo utilizados de maneira eficaz.
Redimensione ou desligue recursos não utilizados ou subutilizados.
Compra de reservas e contratos de longo prazo:
Considere a compra de reservas de instâncias em nuvem ou contratos de longo prazo para obter descontos significativos em comparação com preços sob demanda.
Políticas de otimização de custos:
Implemente políticas que incentivem os usuários a adotar práticas de economia, como desligar recursos não utilizados após o expediente ou usar máquinas menores quando possível.
Análise de custos por projeto:
Atribua custos a projetos específicos para identificar quais projetos estão consumindo mais recursos e otimize-os conforme necessário.
Automação e escalabilidade:
Automatize processos de provisionamento e desativação de recursos, permitindo a escalabilidade sob demanda para evitar custos desnecessários.
Avaliação contínua de fornecedores:
Avalie regularmente os contratos de provedores de serviços em nuvem e procure oportunidades para mudar de fornecedor ou renegociar contratos para obter melhores termos.
Treinamento e conscientização:
Eduque sua equipe sobre práticas de FinOps e a importância de otimização de custos.
Parceria com Finanças e TI:
Mantenha uma colaboração próxima entre as equipes de Finanças e TI para garantir que os objetivos financeiros sejam alcançados.
Case RAPPI
A Rappi conseguiu otimizar sua relação de custo benefício em 90% na nuvem AWS com a implementação de alguns processos e uma boa estratégia de Finops.
Em um momento onde a pandemia avançava, a Rappi precisava entregar mais e em menos tempo. Assim, utilizando um monitoramento em tempo real foi possível justificar e dimensionar o investimento em infraestrutura necessários para cumprir os objetivos da empresa.
O resultado superou todas as expectativas, ultrapassando a casa de 25 milhões de pedidos processados por mês.
“Uma das etapas mais importantes na concepção do FinOps consistiu na rastreabilidade e responsabilidade, pois tínhamos que informar às equipes o que precisavam e quanto custava, bem como sobre sua eficácia. Foi necessário realizar uma mudança cultural, na qual todos se responsabilizassem pelo uso e pelos custos da infraestrutura. Ou seja, alcançar uma melhor eficiência de custo para a nuvem”, explica Lucas Zungri, Cloud Finops Manager da Rappi.
fonte: Case Studies AWS Solutions.
Quer entender melhor como o Finops pode contribuir para a economia dos seus recursos? Clique no botão abaixo e entre em contato com a nossa equipe de especialistas certificados pela AWS.