O firewall de aplicativos da web da AWS ajuda empresas a monitorar, filtrar e bloquear ataques cibernéticos comuns e se proteger contra incidentes que podem afetar a disponibilidade, comprometer a segurança ou consumir recursos excessivos no ambiente rede. Continue a leitura para entender mais!
Há um desafio em comum para empresas de todos os tamanhos, em todo o mundo: proteger-se contra ameaças cibernéticas que crescem em velocidade estarrecedora e evoluem em complexidade.
Atualmente, garantir a Segurança da Informação vai muito além de proteger a borda da rede e os ednpoints com firewalls; soluções que tragam conformidade à Lei Geral de Proteção de Dados, por exemplo, são essenciais para construir um bom sistema de cybersecurity.
Podemos citar outros aspectos que devem ser parte de uma estratégia eficiente de cibersegurança:
- Proteção rápida e ágil contra ciberataques
- Economia de tempo com regras gerenciadas
- Melhor visibilidade de tráfego da web
- Facilidade de implantação e manutenção
- Proteção econômica de aplicativos da web
- Segurança integrada com o modo de desenvolvimento de aplicações
Diante desse cenário, um WAF (web application firewall) é ideal para que as organizações disponham de ambientes mais seguros.
O que é WAF (Firewall de Aplicações Web)?
A sigla se refere ao nome Web Application Firewall ou, em tradução para o português, Firewall de Aplicativos da Web.
Esses firewalls são controles de segurança comuns utilizados para proteger os sistemas da web contra explorações de Dia Zero, incidentes com malware e outras ameaças e vulnerabilidades conhecidas e desconhecidas.
Um WAF é capaz de detectar e bloquear de forma imediata as falhas de segurança de aplicativos da web mais perigosas; firewalls tradicionais e outros sistemas de detecção de intrusões (IDSes) e/ou sistemas de prevenção de intrusões (IPSes) quase nunca são capazes de impedir brechas e ameaças deste tipo.
Por fazerem inspeções personalizadas com abordagem avançada de Inteligência Artificial e fornecerem alto nível de segurança, protegendo aplicações contra vulnerabilidades conhecidas e desconhecidas, podemos dizer que um WAF é indispensável para empresas que trabalham com produtos e serviços na web.
Instituições que utilizam a internet como meio de interação entre clientes, colaboradores e parceiros e como ambiente de negócios também são especialmente beneficiados pela implementação de um serviço de WAF.
AWS WAF: proteção de aplicações da web contra explorações comuns
A Amazon Web Services, um dos maiores provedores globais de nuvem, tem seu serviço próprio de WAF.
Com agilidade e economia, o AWS WAF ajuda empresas a se protegerem contra explorações da web e bots que podem afetar a disponibilidade de aplicações, comprometer sua segurança ou consumir recursos de forma excessiva.
O AWS WAF tem integração completa com outras ferramentas da Amazon Web Services, como CloudFront, Applicantion Load Balancer, API Gateway e AWS AppSync.
A seguir, entenda mais sobre o funcionamento deste cloud service.
Como o AWS WAF funciona
No seu papel de firewall, o AWS WAF faz o controle de como recursos protegidos respondem a solicitações HTTP(S) da web.
Para isso, deve-se começar criando regras e definições com uma lista de controle de acesso à web (ACL). O próximo passo é associar essa lista a todas as aplicações que serão monitoradas e protegidas.
A definição de regras exclusivas é o que permite filtrar solicitações da web com base em condições que incluem, por exemplo, endereços IP, cabeçalhos e corpo HTTP ou URLs personalizados.
Componentes do AWS WAF
A estrutura do serviço de WAF da AWS conta com elementos centrais que devem ser configurados e dimensionados para garantir a proteção dos aplicativos web de um negócio.
São eles:
Web ACLs
Uma lista de controle de acesso à web (ACL) é utilizada para proteger um conjunto de recursos da AWS: é preciso criar uma ACL e definir uma estratégia de proteção através da adição de regras.
Essas regras são o que especificam os critérios para inspecionar solicitações da web e definem a ação a ser executada nas solicitações que correspondem a seus critérios. Também é possível determinar uma ação padrão para a web ACL que indica se deseja bloquear ou permitir quaisquer solicitações que as regras ainda não tenham bloqueado ou permitido.
Regras
Cada regra tem uma instrução que define os critérios de inspeção e uma ação a ser executada se uma solicitação da web atender aos tais critérios.
As regras podem ser configuradas para bloquear solicitações correspondentes, permitir que elas passem, contá-las ou executar controles de bot contra essas solicitações.
Grupos de regras
As regras mencionadas no item anterior podem ser aplicadas individualmente ou em grupos reutilizáveis.
A AWS tem grupos de regras gerenciadas prontas para uso que as empresas podem escolher para sua estratégia de segurança, mas também é possível criar grupos próprios de regras que se adequem às especificidades do seu negócio.
Para que serve o AWS Web Application Firewall?
O AWS WAF pode ser aplicado para filtrar o tráfego na web, evitar fraudes de invasão de conta (através de monitoramento da página de login da aplicação para acesso não autorizado a contas de usuários usando credenciais comprometidas) e criar regras de segurança que podem ser incorporadas logo no processo de desenvolvimento e design.
De forma sucinta, podemos dizer que o Web Application Firewall da AWS oferece proteção à aplicativos da web contra os riscos de segurança mais críticos, como:
- Bots;
- Uploads maliciosos;
- Vulnerabilidades desconhecidas;
- Ataques Zero-day;
- DDoS;
- Ataques de injeção;
- Quebra de autenticação;
- Exposição de dados sensíveis;
- Entidades externas XML (XXE);
- Quebra de controle de acessos;
- Alteração da configuração de segurança;
- Cross-site scripting (XSS);
- Execução remota de códigos para invasão;
- Manipulação de componentes com vulnerabilidade conhecida;
- Adulteração de log e monitoração.
A NuageIT e a Amazon Web Services ajudam sua empresa a economizar tempo e dinheiro na hora de proteger aplicativos na web.
A exigência para que todos os tipos de negócio ofereçam facilidades para seus clientes pela internet cresce cada dia mais. A inovação digital impulsiona o uso da web, de aplicações, da nuvem e, especialmente, impulsiona também a necessidade de segurança para a utilização de todas essas ferramentas e ambientes.
Para empresas que lidam diretamente com aplicativos, produtos e serviços na web essa urgência por segurança é ainda maior. É importante notar que, mais do que investir em soluções e implementar tecnologias, é preciso criar estratégias que, de fato, protejam a organização.
Nesse sentido, o suporte de especialistas certificados que possam dimensionar e configurar, de maneira otimizada, os serviços da AWS para sua empresa é o caminho para acelerar a verdadeira transformação digital.
A Nuage é Advanced Consulting Partner e está entre as 20 principais consultorias AWS no Brasil!
Nosso time altamente capacitado tem suas habilidades certificados pela própria Amazon Web Services, garantindo resultados rápidos e visíveis para nossos clientes.
Conte com a NuageIT para ter segurança nas suas aplicações web! Clique aqui e fale com nossa equipe.