Com a adoção cada vez maior dos serviços de nuvem, contribuindo para ampliar o acesso às tecnologias mais inovadoras do mercado, a cloud chega em 2023 com grandes tendências que prometem impactar de maneira significativa os negócios. Com diversas vantagens, elas demonstram a necessidade e a importância de investir e incluir os recursos de nuvem nas estratégias empresariais. Leia este artigo e conheça as principais tendências da nuvem para 2023.
Para avançar no mercado e ampliar a assertividade em suas estratégias empresariais, grandes players de diversos setores vêm investindo cada vez mais na computação na nuvem.
Através dela, é possível transformar positivamente os processos e os planejamentos das empresas com recursos inovadores como inteligência artificial (IA), internet das coisas (IoT), cibersegurança e o trabalho remoto, por exemplo.
O futuro da tecnologia na nuvem
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Gartner, até 2025, cerca de 60% das empresas terão serviços na nuvem, seja em um data center ou através de um provedor de serviços. Isso significa que podemos esperar um avanço ainda maior dos serviços na cloud nos próximos meses.
Um relatório da Deloitte projetou que o valor do mercado de nuvem na indústria poderá chegar a US$ 640 bilhões nos próximos cinco anos.
Os dados demonstram que as empresas têm direcionado melhor seu foco para a geração de valor baseada em dados, utilizando o melhor dos recursos disponíveis na nuvem para construir suas ofertas e escalar seus negócios de maneira sustentável.
Essa é uma resposta à necessidade crescente do mercado por mais desempenho, segurança e escalabilidade nos serviços e aplicações, pois, em um cenário volátil e repleto de incertezas, modernizar a infraestrutura, reduzir a complexidade das operações e ampliar a agilidade nos acessos é fundamental.
Conheça a seguir as principais tendências da nuvem com potencial para transformar o mercado no ano de 2023:
Cibersegurança
Mesmo com inúmeras facilidades e oportunidades conquistadas com as novas tecnologias, fica cada vez mais difícil se proteger de ataques virtuais. A insegurança cibernética infelizmente é uma realidade para empresas de diversos portes e segmentos.
À medida que a tecnologia avança, novas ameaças surgem, por isso, a previsão é que os investimentos em cibersegurança se tornem ainda mais prioritários em 2023.
Alguns provedores de serviços na nuvem reconhecidos no mercado, como a AWS, já oferecem soluções inovadoras e econômicas para melhorar a segurança no ambiente de Cloud.
Nesta vertente, é possível prever o uso ainda maior de inteligência artificial com tecnologia preditiva para detectar e eliminar ameaças antes mesmo que elas aconteçam, o que reduzirá o número de incidentes e riscos aos dados e aplicações da empresa.
Multi-nuvem
Outra estratégia que promete ganhar mais espaço no núcleo organizacional é a de multi-nuvem. Essa abordagem faz com que as empresas diversifiquem seus serviços em mais de um provedor de cloud.
Assim, caso ocorram mudanças nos níveis de serviço disponíveis ou as empresas encontrem soluções mais econômicas em outros provedores, seus aplicativos podem ser transferidos com facilidade para outras plataformas.
Como uma estratégia que oferece vantagens como mais flexibilidade e segurança, a multi-nuvem tem se tornado, aos poucos, uma alternativa extremamente viável para as empresas que buscam por melhorias em seus ambientes na cloud computing.
Os relatórios demonstraram que cerca de 84% das organizações de médio a grande porte pretendem adotar a multi-nuvem até 2023, o que a coloca como uma das principais tendências da área.
Nuvem baseada em Inteligência Artificial e Machine Learning
Como não são todas as empresas que possuem recursos para construir sua própria infraestrutura de IA, a inteligência Artificial e o Machine Learning são fornecidos como serviços em nuvem.
Isso ocorre porque, para coletar os dados e os algoritmos de treinamento e aprendizado, é preciso um grande poder de computação e capacidade de armazenamento, que geralmente são mais econômicos e viáveis através de provedores de serviço.
A utilização de IA pelos principais provedores de serviços na nuvem, como a AWS, têm se tornado cada vez mais frequente, pois a Inteligência Artificial auxilia na realização de diversas tarefas importantes, como o gerenciamento de redes distribuídas para o fornecimento de recursos de armazenamento, a regulação dos sistemas de energia e a alimentação de soluções de segurança cibernética, por exemplo.
Para 2023, há um cenário extremamente positivo para a inovação contínua neste campo, pois, ao aplicar sua própria IA em nos serviços, os provedores de nuvem desenvolvem soluções cada vez mais eficientes e econômicas para seus clientes.
Soluções low-code e no-code
As soluções low-code e no-code incluem ferramentas voltadas para a criação de sites, aplicativos a diversas alternativas para as empresas, sem precisar usar a escrita de código no computador. Esses recursos estão ganhando mais espaço no mercado e sendo disponibilizados para a criação de aplicações baseadas em IA.
Assim, é possível reduzir significativamente as barreiras de entrada para as organizações que desejam avançar em seus processos de Transformação Digital utilizando Inteligência Artificial e Machine Learning.
Como grande parte desses recursos são fornecidos através da nuvem, os usuários podem acessá-los como um serviço, sem a necessidade de uma infraestrutura própria que permita a execução.
Já existem algumas ferramentas no mercado que permitem a realização de tarefas sem experiência em codificação, como a criação de sites, implementação de aplicativos e a automatização de tarefas de planilhas, por exemplo.
Inovação em games
No campo dos games, os streamings estão caminhando um pouco mais lentamente em comparação com outros serviços de entretenimento, como os líderes do streaming de vídeo e música, por exemplo.
No entanto, empresas como a Amazon e algumas outras já oferecem serviços desse tipo para os amantes de jogos eletrônicos. Os maiores obstáculos são as próprias redes, pois o streaming de videogames necessita de uma largura de banda ainda maior que a utilizada nos serviços de vídeo e música.
Desse modo, o serviço se restringe a aqueles que possuem uma boa qualidade de internet e alta velocidade, o que ainda não é uma realidade para todos. Porém, os avanços na tecnologia 5G e outras tecnologias de rede ultrarrápida prometem ser a solução para esses problemas.
Em 2023, caso essas previsões se confirmem, podemos esperar um grande impacto na tecnologia de jogos e os serviços na nuvem serão fundamentais para que isso aconteça.
Acompanhe as inovações na nuvem e acelere sua empresa com a NuageIT!
Se a sua empresa deseja adicionar alguma dessas tendências em suas estratégias e, com isso, acelerar ainda mais os negócios, você precisará contar com um suporte extremamente qualificado para manter o bom desempenho de todos os recursos na nuvem.
Como uma parceira reconhecida, certificada e premiada pela própria AWS, a NuageIT conta com profissionais especializados e uma série de soluções personalizadas para suas demandas na nuvem.
Estamos entre as 20 principais consultorias AWS e, além de ser Advanced Consulting Partner, somos a única no Brasil a ter 8 certificações no Service Delivery Program, levando o máximo desempenho da nuvem para empresas dos mais variados portes e segmentos do mercado. Clique aqui e descubra como podemos ajudar você e sua empresa rumo à inovação em 2023.