A complexidade do sistema de cobrança dos serviços na nuvem fez com que o processo de gestão financeira precisasse de mudanças. Neste cenário, surge o FinOps, que, além de ajudar a simplificar esse processo, também facilitou a redução de custos e trouxe mais eficiência para as operações. Para saber como esse modelo funciona e qual a importância do método para as aplicações da empresa, continue a leitura!
Conforme os anos passam e a ampliam-se os avanços na tecnologia, uma série de criações inovadoras são incorporadas ao nosso dia a dia. No mundo empresarial, parte dessas criações nascem para complementar e melhorar alguns processos, produtos e serviços. Esse é o caso do FinOps.
Afinal, o que é FinOps?
O termo FinOps, abreviação de Cloud Financial Operations (Operações Financeiras na Nuvem, em tradução livre), se refere a um método desenvolvido especialmente para otimizar a gestão de despesas provenientes da computação na nuvem.
Com a complexidade gerada pelo sistema de cobrança de custo por uso, as empresas encontraram no FinOps a solução para seus problemas de gerenciamento financeiro da nuvem. Sendo ele um modelo operacional que combina sistemas e práticas recomendadas, o FinOps veio para revolucionar a gestão financeira, atribuindo mais eficiência e assertividade aos processos que envolvem serviços de cloud computing.
Com o FinOps é possível ter mais controle sobre os recursos utilizados em serviços cloud. Além disso, ele ajuda a eliminar as limitações e sobrecargas, reduzindo os custos desnecessários.
O objetivo do FinOps é otimizar os processos financeiros da nuvem de maneira contínua, controlando melhor o uso dos serviços e evitando grandes gastos.
Para que sua implementação seja bem sucedida, é preciso compreender os 3 pilares do FinOps. São eles:
INFORMAR
Como muitos dos serviços são pagos por hora, esse pilar se baseia na coleta e visualização dinâmica de dados em tempo real. Ou seja, nessa primeira etapa, devem ser associados todos os custos de serviços de cloud e cruzá-los com os dados de performance. Para isso, é preciso que as empresas tenham uma visibilidade analítica e precisa, pois isso permitirá uma tomada de decisões mais assertiva.
OTIMIZAR
Com a coleta das informações realizada, é hora das equipes de FinOps otimizarem sua presença no ambiente da nuvem. Para isso, é preciso dimensionar a plataforma desativando todos os recursos desnecessários.
OPERAR
Todo esse processo só fará sentido com uma cultura de FinOps ampla e sólida dentro da empresa. Esse pilar consiste na formação de um centro de custos em nuvem, composto por equipes comerciais, financeiras e operacionais. Assim, as equipes passam a trabalhar em conjunto, desenvolvendo um gerenciamento de custos muito mais colaborativo e eficaz.
Conheça os princípios do FinOps
Todos os times devem colaborar – O FinOps deve ser adicionado à cultura da empresa ser inserido no dia a dia dos times e equipes.
O valor agregado dos recursos deve motivar as decisões – Todos os colaboradores devem estar conscientes sobre o sistema de cobrança e como utilizar seus recursos com responsabilidade.
Todos são responsáveis pelo seu consumo na nuvem – Com a plena consciência do funcionamento, é necessário que todos tenham responsabilidade sobre seu próprio uso, e. se possível, documentar os serviços utilizados, pois eles impactarão futuramente nos custos.
Os relatórios precisam estar sempre acessíveis e atualizados – Assim, é possível identificar mais facilmente os serviços que demandam mais custos em função da sua utilização e os que podem estar sendo subutilizados. Isso contribui para a tomada de decisões.
O modelo de custo variável da nuvem deve ser utilizado de maneira correta – Para que os resultados esperados sejam, de fato, alcançados, é necessário que as equipes envolvidas com o FinOps sigam o modelo definido pelo time de FinOps e os gestores.
A empresa deve ter um time centralizado em FinOps – Ainda que exista uma abordagem colaborativa entre as áreas envolvidas, é necessário ter um time capaz de gerenciar o FinOps como um todo. No entanto, nem todas as empresas possuem recursos para investir em um time interno dedicado exclusivamente ao FinOps. Nestes casos, torna-se mais viável contar com empresas como a NuageIT, que oferecem em seus serviços equipes especializadas em operações de FinOps para as organizações.
Como os princípios de FinOps se aplicam à AWS?
Com serviços desenvolvidos para otimizar e simplificar as aplicações e processos baseados na nuvem, a AWS busca aprimoramento constante das infraestruturas para torná-las mais fortes e rápidas para suprir as necessidades dos clientes. Logo, as decisões financeiras devem ser motivadas pelo máximo do valor agregado dos produtos.
Além disso, a AWS possui uma série de serviços que refletem toda a flexibilidade e escalabilidade dos serviços em nuvem mais modernos do mercado. No entanto, o gerenciamento ineficaz ou a implementação de recursos desnecessários pode provocar gastos excessivos, desse modo, a equipe envolvida deve fazer uso responsável dos serviços.
Os benefícios do gerenciamento do consumo em nuvem
Quando bem implementado em uma organização, o FinOps ajuda a superar os desafios da nuvem e alcançar os melhores resultados. Ele une profissionais de finanças, tecnologia e negócios em uma abordagem colaborativa de otimização de custos e controle de gastos de serviços de nuvem.
Trata-se de um modelo operacional que veio para facilitar o gerenciamento financeiro de operações baseadas na nuvem.
Com o FinOps, é muito mais fácil atingir eficiência operacional em seus serviços em nuvem. Além disso, essas práticas são capazes de tornar seus investimentos de TI muito mais econômicos e viáveis, identificando as necessidades da empresa e implementando soluções assertivas de otimização de custos e redução de riscos.
Além disso, quando as práticas de FinOps são documentadas e seguidas por todos, é possível garantir a conformidade do contrato, além de identificar a necessidade de otimização e realizar possíveis ajustes ao longo do caminho.
FinOps: Como implementar esse serviço com o suporte e parceiro corretos?
Ao adotar o FinOps em sua gestão financeira de serviços de nuvem, você garante a otimização de recursos e maior controle dos gastos. Como já mencionado anteriormente, a boa implementação deste serviço depende de uma abordagem colaborativa de diversos setores, como DevOps, financeiro, negócios, entre outros.
Mas nada disso será possível sem suporte de qualidade e o parceiro ideal. Para contratar o fornecedor de FinOps certo para o seu negócio, é preciso:
- Garantir que a empresa possua uma boa estratégia de recuperação de danos;
- Verificar se o fornecedor é realmente qualificado para manter seguros os dados e informações da sua empresa.
Ao realizar essa análise, você evita prejuízos para sua organização e garante um serviço de excelência para sua empresa, colaboradores e clientes.
Por que a solução de FinOps da NuageIT é ideal para sua estratégia de gerenciamento de consumo de nuvem?
O serviço de FinOps da NuageIT foi desenvolvido especialmente para descomplicar a gestão de custos da Cloud, melhorando o desempenho dos serviços sem aumento gradativo de valores. Com isso, você continua transformando sua empresa em um ambiente inovador através da tecnologia Cloud da AWS, e ainda conta com todo o suporte e acompanhamento de uma equipe de especialistas FinOps NuageIT.
Potencialize o gerenciamento do consumo de nuvem com a NuageIT.
Com soluções altamente eficazes para solucionar seus desafios de cloud computing, a AWS se tornou referência mundial em inovação e eficiência.
E, para que sua empresa consiga aproveitar o máximo do potencial das ferramentas e recursos da AWS, é preciso contar com um parceiro AWS como a NuageIT.
A Nuage é AWS Partner of the Year 2022!
Temos um time de especialistas prontos para implementar, acompanhar e dar todo o suporte necessário para que sua empresa alcance os melhores resultados no gerenciamento de custos de suas operações Cloud. Clique aqui e fale agora com um de nossos especialistas.