Inovações tecnológicas, como cloud computing, têm sido marcos na evolução de processos de atendimento médico. Cada vez mais, a saúde 4.0 mostra sua importância. Entenda esse conceito e seu impacto na medicina no texto a seguir!
Médicos, pacientes, gestores hospitalares e todos da área da saúde têm se tornado mais adeptos às inovações tecnológicas. Para os clientes de clínicas e hospitais, a tecnologia pode ajudar a trazer mais conforto e segurança; para médicos e outros profissionais do setor, mais agilidade e otimização do tempo, possibilitando um atendimento mais dedicado; para clínicas e hospitais, a tecnologia, sem dúvidas, traz redução de custos, aumento de performance, melhoria em fluxos de gestão, adição de valor agregado e muitos outros benefícios.
Tendências de tecnologia no atendimento médico
A transformação digital na área da saúde acabou ganhando mais holofotes em 2020, devido à pandemia. No entanto, esse processo vem se instalando há algum tempo.
Muitas das soluções e recursos descritos a seguir já fazem parte do dia a dia das organizações de saúde. Ainda assim, pesquisas apontam que a tendência é que a implementação de ferramentas digitais se torne cada vez mais comum.
Segundo estimativas, o investimento em tecnologia na área da saúde deve superar dezenas de bilhões de reais nos próximos anos.
Confira alguns dos avanços em TI que mais têm impactado o tratamento de pacientes e a mudança da cultura organizacional de instituições de saúde.
Telemedicina
A realização de consultas médicas a distância é uma excelente ferramenta para agilizar processos, proporcionar economia com deslocamentos e facilitar a consulta a especialistas para a realização de diagnósticos e prescrições mais precisos.
A telemedicina também é uma facilitadora de diagnósticos e pareceres em casos em que o paciente está em uma localização mais inacessível ou quando é preciso o insight de vários pares para a definição de um curso de tratamento, por exemplo.
Automatização de processos
Fluxos automatizados tornam a gestão de instituições de saúde muito mais otimizada, ágil, efetiva e econômica.
Ferramentas inteligentes e soluções informatizadas auxiliam em procedimentos operacionais como marcação de consultas e exames, gerenciamento financeiro, geração de cobranças, gestão de horários e carga de trabalho de colaboradores.
Além disso, o suporte desse tipo de recurso ajuda no gerenciamento de medicamentos, não só do ponto de vista de estoque, mas em relação a autorização de uso, prescrições e segurança para os profissionais.
Inteligência artificial
Com a digitalização e a virtualização na área da saúde como um todo, a forma de coleta de dados dos pacientes mudou. Antes, o monitoramento de pressão arterial, temperatura, frequência cardíaca, oxigenação e outros sinais eram feitos manualmente e, mesmo quando registrados em algum computador, sua atualização nos prontuários não era automática.
Atualmente, além de equipamentos mais avançados que fazem as medições e já enviam automaticamente as informações para o histórico digital do paciente, também existem os dispositivos wearables, criando oportunidades de monitoramento inéditas.
Tudo isso gera um volume de dados extraordinário. O processamento dos mesmos e os insights resultantes de tecnologias de inteligência artificial dão suporte para avaliar, diagnosticar e tratar doenças de maneira mais efetiva e personalizada.
Big data e inteligência artificial também podem ser importantes aliados na medicina preventiva, identificando pacientes de risco e orientando ações para tratamento precoce.
Tecnologia em nuvem
Telemedicina, disponibilização de exames dos pacientes pela internet, implementação de inteligência artificial e machine learning para triagem, medicina preventiva com análise de dados, rastreamento de equipamentos hospitalares e muitos outros recursos só são possíveis por conta da computação em nuvem.
E o que é Saúde 4.0?
Saúde Digital (ou Saúde 4.0) é uma expressão relacionada ao desenvolvimento e uso de recursos de Tecnologia da Informação (TI) para inovar e melhorar o atendimento e os serviços na área da medicina.
Podemos dizer que saúde 4.0 abrange a aplicação das tecnologias mais recentes para trazer a medicina para o universo digital; seus objetivos fundamentais visam aperfeiçoar o nível de atendimento oferecido aos pacientes e facilitar o trabalho dos profissionais da saúde.
Benefícios da Saúde 4.0 para médicos, pacientes e instituições hospitalares
- Agilidade para criar e identificar perfis de saúde
Implementar sistemas tecnológicos traz mais agilidade e eficiência para levantamento de informações de grupos de indivíduos.
Soluções de coleta, processamento e análise de dados, por exemplo, ajudam a identificar mais fácil e rapidamente condições de um grupo definido, facilitando também o desenvolvimento de perfis epidemiológicos e a análise do sistema de saúde.
Em uma escala menor, a mesma lógica pode ser aplicada em situações de triagem para identificar a necessidade de quais medidas são mais urgentes e/ou quais pacientes precisam ser priorizados.
- Análise de dados de pacientes
Como mencionamos anteriormente nesse texto, a tecnologia também beneficiou a saúde em relação a coleta disponibilidade de dados.
Além de insights sobre os casos específicos dos pacientes, a análise de dados é importante para diagnósticos, novos padrões e descobertas que incorporam os bancos de dados.
De nada adianta garantir um alto volume de dados se não há um sistema eficiente de análise nem uma plataforma simples para que os profissionais de saúde possam acessá-los e aplicá-los em sua rotina.
Nos últimos tempos, foram desenvolvidos vários softwares em nuvem para analisar, organizar e dispor informações de forma mais inteligente, facilitando o trabalho de médicos e outros colaboradores da saúde.
- Medicina preventiva
De uma forma geral, a maioria das inovações na medicina caminham para o desenvolvimento de práticas preventivas.
Os especialistas esperam que, em um futuro relativamente próximo, condições e doenças (em especial as mais graves) possam ser identificadas antes de acometerem o paciente. Assim, a intervenção seria em prol de prevenir seu aparecimento e manter o estado integral de saúde dos indivíduos.
Para os pacientes, isso significa mais conforto, bem-estar e uma vida mais longa e saudável. Para os médicos, mais sucesso em seus atendimentos e uso do tempo de forma mais eficiente. Para negócios de saúde, a medicina preventiva representa grandes economias de recursos.
- Gestão de saúde integrada
Contar com uma diversidade de tecnologias e facilidades de virtualização de processos de atendimento faz toda a diferença nas operações de uma instituição de saúde. No entanto, sem um gerenciamento unificado ou uma visibilidade ampla do cenário, é possível que a gestão perca o controle de seus assets.
De forma semelhante, essa unificação é importante para os usuários. O cliente percebera muito mais valor agregado se conseguir marcar consultas, visualizar exames, acessar a telemedicina e solicitar serviços em uma só plataforma do que se precisar ter vários pontos de contato diferente com o hospital ou clínica.
A integração eficiente ajuda a ter uma gestão mais assertiva e otimizada. Nesse sentido, o suporte estratégico para a implementação de tecnologias e para trilhar o caminho da saúde 4.0 faz toda a diferença.
Migração para a nuvem com a NuageIT e AWS
Com a Cloud, todas essas tecnologias e possibilidades de modernização tornam-se muito mais simples e acessíveis. A Amazon Web Services, uma das maiores provedoras de nuvem do mundo, oferece inovação contínua, segurança, extenso portfólio de soluções e serviços e suporte inigualável.
A NuageIT, AWS Consulting Partner e AWS Partner of the Year 2022, conta com um time qualificado e premiado para dar o apoio que empresas do setor da saúde precisam para evoluir na jornada de cloud.
Atuamos em Gestão de Cloud, Data Analytics, Cloud Native e DevSecOps de maneira customizada e pensada para seus negócios, com transparência, credibilidade expertise.
Aproveite o melhor da Nuvem AWS com a Nuage! Entre em contato para criar novas experiências de atendimento ao paciente! Clique aqui.