O mercado de TI está aquecido, mas empresas de todos os tamanhos relatam dificuldades na hora de trazer novos talentos para seus times. A estimativa é que a procura por profissionais qualificados na área chegue a quase 800 mil nos próximos anos. O outsourcing de TI surge como a solução para esse cenário.
Estima-se que a demanda por profissionais de TI deve chegar a cerca de 800 mil até 2025
Em 2021, a Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais (Brasscom) divulgou uma pesquisa que mostra que a necessidade de profissionais qualificados em TI deve chegar em 797 mil até 2025. No entanto, no cenário atual do país, menos de 55 mil pessoas se capacitam anualmente para atuar na área.
Como consequência, mesmo com o mercado de TI aquecido, a grande velocidade de surgimento de novas tecnologias e a busca das empresas por implementá-las, há um déficit de talentos qualificados para atender a demanda dos negócios.
A falta de profissionais no mercado de TI atinge empresas de todos os setores e tamanhos
Das gigantes de tech aos empreendimentos locais, a tecnologia já é uma parte essencial da rotina de todos os negócios. Seja em plataformas de pagamento, lojas virtuais, linhas de produção, atendimento automatizado ou softwares de gestão, por exemplo, a necessidade do suporte tecnológico é uma realidade do mercado.
Se há um desequilíbrio entre oferta e demanda de profissionais de TI, é fácil perceber como isso pode resultar na desaceleração da inovação nas empresas.
A transformação digital depende de times qualificados
Implementar a virtualização e a transformação digital é um processo completamente dependente de expertise, abrangência de conhecimentos e alta qualificação.
Para empresas que querem desenvolver projetos próprios de TI, estruturar times competentes tem se apresentado como um grande desafio.
Outsourcing de TI: facilitando a busca por novos talentos
Nesse contexto de carência de profissionais qualificados no mercado de TI, recrutar os talentos certos para um projeto específico requer que uma organização concentre tempo e recursos que nem sempre estão disponíveis.
Como uma excelente solução para simplificar e otimizar a aquisição de novos talentos, várias organizações fazem a opção pelo Outsourcing de TI.
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Em um artigo anterior, falamos sobre a importância do fit cultural na hora de fazer novas contratações. Você pode clicar aqui para entender mais sobre o tema.
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Outsourcing de TI é um serviço que ajuda negócios de todos os segmentos a recrutar, integrar e gerir colaboradores da área de Tecnologia da Informação, de acordo com suas necessidades – temporárias ou end-to-end.
Outsourcing e inovação
Muitas vezes, empresas que buscam esse outsourcing não têm o TI como core business e precisam de um suporte completo para estruturar suas demandas de inovação e transformação digital.
Quando a organização consegue contar com uma tech partner realmente qualificada, o outsourcing traz benefícios que vão desde a otimização de custos até o aperfeiçoamento da experiência do cliente através da tecnologia.
No entanto, se quem oferece serviços de outsourcing não tem a experiência e as habilidades necessárias referentes ao mercado de TI e nem garante um apoio sólido para a empresa contratante, alguns obstáculos podem aparecer pelo caminho.
Conheça alguns deles a seguir.
Riscos de fazer outsourcing de TI com uma empresa não-qualificada
Recrutamento genérico
Logo no início desse artigo, falamos sobre o déficit de profissionais no mercado de TI. Se a empresa responsável pelo outsourcing não tem ampla expertise na área, além de conhecimento sobre quais as melhores ferramentas e recursos de avaliação para encontrar colaboradores para seu projeto, são grandes as chances de o processo seletivo resultar em uma contratação que não atenderá as expectativas.
Para evitar situações assim, é importante confirmar se a parceira de tecnologia com quem você pensa em fazer negócios aplica análises criteriosas, que avaliam todas as capacidades dos candidatos e a sinergia dos mesmos com sua empresa. Ela também deve investir na constante capacitação e acompanhamento dos colaboradores que são recrutados através de outsourcing.
Ausência de gestão eficiente
Para que seu projeto alcance as metas e prazos estabelecidos, o envolvimento e a evolução de todos no time devem ser acompanhados de perto. É normal que surjam dúvidas do colaborador em relação a processos internos ou que sejam necessários ajustes para motivar a equipe.
Mas, para isso, é preciso que a responsável pelo outsourcing tenha um fluxo eficiente de gestão e monitoramento para todos os envolvidos; é assim que se pode garantir vantagens tanto para o colaborador quanto para o contratante.
Uma tech partner de outsourcing que investe em gestão especializada será capaz de otimizar verdadeiramente o fluxo operacional da sua empresa:
“Profissionais de tecnologia bem gerenciados apresentam uma produtividade alta, resultando em agilidade na entrega dos produtos com a qualidade exigida.”
Burocracia para atendimento e suporte
Seguindo uma lógica semelhante ao caso da gestão, a falta de disponibilidade para suporte é outro problema relatado por alguns líderes de equipe que fecharam negócio com empresas de outsourcing não-qualificadas em TI.
O setor de TI, quase sempre, será essencial para que as outras áreas da instituição cumpram suas atividades. Um problema na nuvem, em um servidor físico ou em um software de pagamentos, por exemplo, pode atrasar todo um dia de trabalho.
Por isso, a comunicação entre os colaboradores integrados, a empresa contratante e a responsável pelo serviço de outsourcing deve ser sempre uma via aberta.
Escolha uma parceira de tecnologia que ofereça atendimento ágil e suporte completo para suas necessidades de outsourcing!
Vantagens de recrutar com a parceira certa de tecnologia
Depois de termos citado alguns pontos que merecem atenção extra na hora de fazer a opção por essa estratégia de seleção de profissionais de TI, listamos aqui os principais benefícios do outsourcing!
Redução de custos
Além de otimizar os custos em relação ao processo seletivo como um todo, sua empresa também economiza em relação a certos e equipamentos e na capacitação e atualização constantes das habilidades dos colaboradores, já que tudo fica sob responsabilidade da tech partner.
Agilidade e know-how para contratar profissionais de TI
O conhecimento do mercado e das nuances dos projetos de TI permite que a empresa responsável pelo outsourcing encontre um fit ideal para seu negócio de maneira mais rápida e assertiva, reduzindo turnover e agregando qualidade às suas entregas.
Flexibilidade
De acordo com as necessidades específicas da sua organização, você pode ampliar ou reduzir demandas, sem se preocupar com contratos fixos. Havendo alteração no escopo do projeto, o outsourcing ainda entregará o que for preciso.
Mais foco no seu core business
Com a garantia de que uma empresa especializada está fazendo a gestão dos colaboradores e que a equipe de TI tem toda a qualificação para desenvolver o projeto, outras áreas da empresa ficam mais livres para expandir negócios e até explorar novas oportunidades.
Retorno sobre o investimento (ROI)
Os produtos e serviços desenvolvidos por um time de TI bem estruturado via outsourcing vão ajudar a colocar sua empresa em um lugar de destaque, com melhores experiências de usuário para seus clientes, mais agilidade em lançamentos, variedade no portfólio e maior retorno financeiro.
Outsourcing na NuageIT
Nosso serviço de disponibilização de profissionais engloba as mais diversas áreas de conhecimento do mercado de TI.
A Nuage atua desde a etapa de seleção do profissional, passando pela evolução e acompanhamento de desempenho do mesmo. Também somos responsáveis por toda a parte de contratação do colaborador e validação da satisfação do cliente.
Nosso objetivo é garantir que sua empresa possa encontrar os melhores profissionais do mercado e que o encaixe com seu projeto seja o melhor possível!
Como funciona o ciclo do processo de recrutamento?
- Abertura da vaga: levantamento de perfil técnico e pesquisa de mercado
- Recrutamento via processo de hunting: seleção ágil e assertiva, realizada por meio do processo de hunting
- Seleção criteriosa: realização de testes de perfil comportamental, análise de Fit cultural, testes de integridade e valores
- Seleção colaborativa: seleção colaborativa entre a Nuage e o cliente, buscando o perfil mais compatível à necessidade
- Análise especializada: time de Recrutamento e Seleção formado por psicólogos e especialistas de TI
- Acompanhamento: acompanhamento pós contratação e reposição ágil, caso necessário
Pós contratação
Após a contratação pelo outsourcing da Nuage, nós nos responsabilizamos por toda a gestão e monitoramento do colaborador no seu projeto.
Acreditamos na importância de investir em:
- Engajamento
- Acompanhamento
- Performance
- Treinamentos
- Desenvolvimento
Diferenciais do Outsourcing na Nuage
Jornada do Colaborador
Um time de especialistas irá acompanhar o colaborador, durante toda a sua jornada, validando sua performance e também a satisfação do cliente.
Confluence e artigos
Será disponibilizado acesso à nossa plataforma com todas as nossas documentações de projetos de infra e desenvolvimento.
Capacitação
Seremos responsáveis pela capacitação dos profissionais, usando como estratégia Immersion Days, com treinamentos em diversas tecnologias.
Explore as possibilidades de outsourcing com a NuageIT! Clique aqui e fale com nossos consultores.