DevOps e Metodologia Ágil representam mudanças não só no desenvolvimento de aplicações, mas na estrutura das organizações. A forma de olhar para a criação do software, as etapas do projeto e a comunicação durante o processo são transformadas em prol de resultados extremamente positivos! Saiba mais a seguir.
Um dos desafios que processos mais desatualizados de desenvolvimento de software enfrentam é a lentidão e rigidez dos fluxos de produção. Além disso, a falta de testes contínuos durante a criação da aplicação sempre resulta em falhas de código e insatisfação do usuário. Não existir linhas abertas de comunicação entre as equipes de desenvolvedores também colabora para isso.
O resultado para a empresa que não se atualizou são projetos demorados e softwares que, quando enfim são finalizados, precisam de muitos ajustes. O custo total da operação fica muito mais elevado.
No entanto, novos métodos de trabalho já foram criados e testados. A Agile e o DevOps são, comprovadamente, excelentes estratégias para otimizar o desenvolvimento de softwares.
Entenda, a seguir, o que é cada uma dessas metodologias e como fazer a melhor escolha para o fluxo de desenvolvimento de aplicações no seu negócio.
O que é a Metodologia Ágil?
A Agile (ou Metodologia Ágil) é uma abordagem que tem, de forma geral, três valores mais centrais:
- Pessoas: a comunicação e interação entre os envolvidos no projeto, sejam eles desenvolvedores, parceiros ou clientes, é essencial para ter processos menos engessados.
- Agilidade: a burocracia e a documentação extensa são menos importantes que a qualidade da entrega. Por isso, o foco deve estar no funcionamento do software que está sendo desenvolvido.
- Flexibilidade: Ter um plano de ação tem importância. No entanto, estar apto e aberto para se adaptar a mudanças no processo é o que traz a flexibilidade necessária para contornar obstáculos que possam surgir ao longo da criação do software.
O objetivo da metodologia Ágil é concluir projetos com mais rapidez e eficiência, sem nunca prejudicar a qualidade das entregas.
Nesse sentido, um de seus diferenciais é a aprimoração da adaptabilidade de projetos através da interatividade entre desenvolvedores e usuários finais. Durante o desenvolvimento, são entregues versões parciais do produto para que sejam feitos testes contínuos e coletas de feedback do cliente. Equipes menores, segmentadas, fazem as alterações de acordo com o feedback imediato e as etapas seguintes são otimizadas, até se chegar em um software final.
O que é DevOps?
Para uma parte dos especialistas, o DevOps é uma inovação na forma de implementar os conceitos da Agile. O consenso, no entanto, é que essa estratégia engloba níveis mais altos de mudanças na cultura e colaboração para o desenvolvimento de aplicações
O objetivo do DevOps é melhorar a velocidade de desenvolvimento e implantação de produtos. Todo o ciclo de vida do desenvolvimento de software é acompanhado por uma abordagem que aproxima equipes e torna o processo flexível o suficiente para responder a necessidades de alterações e correções em qualquer estágio da produção.
A busca contínua por formas de simplificar e evoluir os fluxos de desenvolvimento também faz parte do universo de DevOps.
Contextualizando:
Entregas com mais rapidez e precisão são resultado da união dessa flexibilidade com uma rotina rigorosa de testes e monitoramento. Equipes colaborando entre si aliadas a soluções de automação escolhidas de maneira assertiva agilizam demandas e agregam valor ao produto criado!
Como já mencionado, a metodologia Agile, normalmente, incorpora um feedback diretamente dos consumidores. Enquanto isso, projetos de DevOps tendem a focar em interações internas entre os membros das equipes, retirando daí os comentários que direcionam ajustes para uma maior prontidão operacional e de negócios.
Para facilitar a compreensão das duas metodologias, condensamos as principais diferenças entre Agile e DevOps no bloco a seguir.
Agile X DevOps: listamos as principais diferenças!
Uma das grandes diferenças entre a metodologia Ágil e o DevOps é este segundo aproveitar ao máximo os recursos de cloud service, ao mesmo tempo otimizando as rotinas e a comunicação entre os times envolvidos e o cliente ou usuário final.
O uso da nuvem, em especial, ajuda o DevOps a promover a automação nos processos de desenvolvimento e manutenção, uma mudança muito necessária para reduzir custos, acelerar lançamentos e aperfeiçoar a qualidade de produtos e serviços.
Nos pontos seguintes, entraremos em mais detalhes sobre o que diferencia Agile e DevOps.
Equipes
O tamanho e a estruturação das equipes costumam ser diferentes dependendo da metodologia implementada para aperfeiçoar o fluxo de desenvolvimento de aplicações.
Na metodologia Ágil, as equipes costumam ser menores; os conceitos da Agile ajudam pequenos grupos a concluírem o mesmo trabalho com mais rapidez! Aqui, o incentivo é para que todos os membros da equipe sejam capazes de liderar ou assumir qualquer parte de um projeto, em qualquer etapa. Não há a atribuição de um conjunto particular de funções aos membros do time.
A estratégia DevOps é, geralmente, aplicada para equipes maiores. As funções dentro das operações e fases de desenvolvimento são divididas por habilidades, com cada colaborador desempenhando uma tarefa (ou conjunto de tarefas) para cada etapa do processo.
Processos: foco e feedback
O planejamento e a divisão das etapas de um projeto também são diferentes entre as metodologias.
No modelo Agile, o desenvolvimento da aplicação é segmentado em sprints. Esses sprints são períodos predeterminados, com duração em torno de um mês, para a conclusão das tarefas em incrementos, como versões de um software. Nesse processo, a comunicação entre os times e os clientes é constante, com os ajustes necessários sendo feitos com frequência durante a produção para garantir a qualidade.
Na metodologia DevOps, a prioridade é a prontidão operacional e de negócios. Os prazos dos projetos costumam ser mis curtos, com foco em testes e entregas frequentes. A comunicação ocorre internamente, resultando em ajustes feitos a partir do feedback de outros desenvolvedores e operadores de TI.
A Agile é bem adequada para processos complexos, enquanto o DevOps funciona melhor em processos ponta a ponta.
Ferramentas
Como já mencionamos, a metodologia Ágil tem uma estruturação de equipe sem divisão em funções específicas e com muitas etapas. Por isso, softwares e ferramentas de gerenciamento de projetos são imprescindíveis.
Para o DevOps, essenciais são os cloud services. Esse método depende de sistemas de automação e, de acordo com as demandas, diferentes ferramentas de computação em nuvem.
Como escolher entre Agile ou DevOps?
De uma forma mais ampla, a Agile e o DevOps são metodologias com objetivos em comum: otimizar a criação de códigos, incluir rotinas de testes, reduzir as chances de falha humana e, ao final de tudo, garantir entregas de qualidade superior. E, óbvio, negócios mais ágeis, capazes de gerar mais valor com serviços de qualidade para seus clientes, são os que se mantém em posição mais competitiva no mercado.
A dúvida entre Agile e DevOps é comum entre desenvolvedores de aplicações. No entanto, na maioria das vezes, a combinação dos processos é o melhor para uma empresa.
As metodologias Agile e DevOps, especialmente quando combinadas, preparam as empresas para serem extremamente responsivas ao atender às necessidades de negócios.
Pesquisas mostram que 83% dos negócios que unem ambos os métodos alcançaram mais eficiência na entrega, contra 75% dos que usam apenas uma das metodologias.
Outro dado relevante: a união de Agile e DevOps ajudou 88% das equipes que a utilizam a encurtar o tempo de entrega, tendo com resultado um retorno comercial significativo.
NuageIT: apoio completo e especializado para desenvolvimento de aplicações
A Nuage tem como principal objetivo te ajudar a transformar seu negócio através das tecnologias que mais se encaixam nos projetos da sua empresa!
Queremos ser sua base de apoio, com soluções completas e robustas, para simplificar e otimizar suas operações, sempre pensando em como expandir e crescer seus negócios.
A NuageIT tem times especializados nas mais diversas tecnologias de desenvolvimento, proporcionando a construção de plataformas com o que há de mais moderno no mercado, dentro de um ambiente voltado para cloud, com capacitação dos profissionais e planos de sustentação e evolução!
Clique aqui para falar com os experts da Nuage.