Podemos dizer que Cloud FinOps é uma prática cultural para transformar o formato tradicional de uso e gerenciamento de serviços de nuvem dentro das empresas. Na prática, o modelo FinOps traz estratégias de gestão financeira para tornar processos mais ágeis e eficientes, com aproveitamento máximo da cloud.
Quando uma empresa implementa um ou múltiplos serviços em nuvem sem um gerenciamento adequado, é possível que, na rotina de uso e aproveitamento, muitos recursos acabem sendo subutilizados ou aplicados de forma incorreta.
Percebendo como esses desafios se repetiam nos mais diversos negócios, em todos os segmentos, especialistas passaram a analisar o tema com mais atenção e criaram o conceito de FinOps.
Confira, a seguir, nosso conteúdo completo sobre Cloud FinOps!
Operações Financeiras em Nuvem ou Cloud Financial Operations (FinOps)
FinOps é um modelo operacional baseado em uma cultura corporativa e práticas de organização de processos com o objetivo de garantir a otimização contínua dos fluxos de uma empresa.
O modelo FinOps incorpora expertise em diversas áreas, como conhecimento técnico, operacional, financeiro e de gestão, para manter um ecossistema de cloud com máxima eficiência, otimizando custos e possibilitando maior controle financeiro sem prejudicar a qualidade e agilidade das entregas.
Bases para práticas colaborativas
Um dos alicerces da estratégia FinOps é o trabalho colaborativo entre diferentes times, em todas as partes da cadeia de funcionamento da organização, para que a visibilidade da operação seja completa e as responsabilidades com as ações de adesão sejam compartilhadas.
Podemos destacar três fundamentos ao falar de FinOps:
- Visibilidade da utilização dos recursos
- Adoção de todas as medidas necessárias dentro das demandas do negócio
- Cultura corporativa de busca por melhorias contínuas
O ciclo de implementação do FinOps é composto de três pilares distintos: Inform, Optimize, Operate, ou, em português, Informar, Otimizar e Operar.
Jornada do FinOps
Como já mencionado, o modelo FinOps integra mudanças culturais e estruturais nas empresas. Além do aspecto de adaptação organizacional com a Cloud Computing, existe ainda o desafio de envolver colaboradores de campos diversos, times com diferentes rotinas e equipes com funções muito distintas.
Para simplificar a jornada das instituições no FinOps, é possível segmentar o processo em três fases ou pilares.
Os três pilares do FinOps – informar, otimizar e operar -, contam com ações próprias que devem ser implementadas para atingir seu resultado principal: estimular o uso mais assertivo e eficiente dos serviços em nuvem, otimizando custos e potencializando o crescimento de um negócio.
Vamos conhecê-los?
Informar
Em um primeiro momento, é essencial fazer um mapeamento e análise de toda a estrutura em cloud da empresa, incluindo dados de performance, possibilitando visibilidade em tempo real para as equipes.
Esses são apenas alguns simples exemplos de perguntas que devem fazer parte dessa verificação:
Quais serviços de cloud computing estão implementados ali? O quanto eles estão sendo utilizados? Qual equipe faz mais uso de qual serviço?
Como os serviços em nuvem são pagos por demanda (ou por hora) e há uma grande elasticidade de uso, ter visibilidade completa do orçamento investido na cloud é essencial para avançar com um modelo FinOps.
Otimizar
A partir dessa compilação de dados corporativos e análise completa do ambiente de cloud, é possível definir novas estratégias de uso e controle de custos.
Com as informações organizadas, as equipes podem pensar em redimensionar plataformas, desativar recursos dispensáveis, implementar diferentes soluções e fazer todas as alterações necessárias para adequar a estrutura de nuvem às demandas da empresa.
Sejam quais forem as mudanças, o foco será sempre em eficiência e aproveitamento máximo.
Operar
Depois das etapas de análise e definição de estratégias de otimização, é chegado o momento de alinhar decisões entre todos os gestores e colocar o novo modelo em prática.
Para que a implementação do FinOps tenha sucesso e traga os resultados almejados, esse processo colaborativo de analisar o ambiente e redesenhar estratégias de acordo com o momento do negócio deve ser contínuo.
Para muitas empresas, o caminho mais efetivo é contar com um suporte especializado, como as soluções de FinOps da NuageIT, para definir a governança apropriada.
Vantagens do FinOps na otimização de custos de nuvem
Visão clara da política de custos
Quando são reunidas e categorizadas as informações de uso e recursos de cloud, é possível ter visibilidade de como e por quais setores os serviços são mais utilizados.
Além disso, há a possibilidade de compartilhar com todos os times e funções essa visão, dividindo também a responsabilidade pelo que é consumo.
Política de consumo baseada na capacidade
Uma das principais vantagens de nuvem é a característica de adaptação da infraestrutura de cloud computing às demandas da empresa. O modelo FinOps aproveita esse benefício para garantir que os investimentos nos serviços e soluções estejam sendo assertivos e gerenciados, em todas as áreas da organização.
Melhores políticas de segurança
Proteger o próprio ambiente interno e o que é oferecido aos clientes também é uma estratégia de redução de custos. Evitar incidentes cibernéticos, vazamentos de dados e paralisação nas operações é prevenir prejuízos financeiros.
O modelo FinOps também inclui definir estratégias de cibersegurança e práticas de proteção de dados.
Implementação de estratégias de organização de TI facilitada
Novamente, a visibilidade e o esforço colaborativo entram como fatores de máxima importância para facilitar alterações em processos e implementações de novas soluções a curto, médio e longo prazo.
A longo prazo, é possível, inclusive, encontrar outras oportunidades de negócios e expansão para outros segmentos de mercado.
Visão analítica do que acontece com o ambiente
Especialistas e ferramentas de suporte ajudam a ter uma visibilidade de ambiente mais eficiente, gerando relatórios periódicos, comparando dados e trazendo um lado ainda mais analítico para o uso dos serviços na cloud.
Suporte na governança dos processos digitais
Às vezes, na rotina de processos, simples detalhes podem trazer reduções de grande impacto. Nesse sentido, a automatização pode estar entre os recursos em nuvem aplicados para a otimização de custos.
Exemplo:
Implementar uma solução em cloud que automatiza o desligamento de máquinas e equipamentos após um certo tempo de inutilização resulta em redução no consumo de energia e, consequentemente, reduz custos no orçamento geral.
Para atingir esse objetivo, um especialista poderia fazer uso de plataformas de FinOps que permitem definir condições para as funcionalidades, criando várias possibilidades de automatização de acordo com o que for necessário para aquele negócio.
Com a NuageIT, você tem suporte especializado para levar soluções inovadoras no setor de TI e Cloud services.
Pelas nossas diversas experiências, entendemos que o cenário de cloud pode se apresentar como um desafio, já que com os múltiplos serviços contratados, as faixas de utilização podem ser diferentes, os custos no fechamento da fatura podem estar mesclados, as demandas podem ter aumentado, entre outras variáveis.
Nossos times certificados e extremamente capacitados em Gestão de Cloud ajudam sua empresa a ter um ambiente altamente performático e com um custo otimizado, provocando uma redução de custos logo no primeiro mês e capacitando as estruturas para continuarem evoluindo na nuvem sem necessidade de aumento gradativo de investimento.
A Nuage foca no seu sucesso, dando suporte para aculturamento da organização para uma evolução correta da cloud e otimização de custos com melhorias nos ambientes.
Aproveite a otimização de custos com o modelo FinOps implementado com o apoio da NuageIT! Entre em contato com nossos especialistas e comece a economizar. Clique aqui.