A Alexa, assistente virtual da Amazon, é mundialmente utilizada como recurso para melhorar a produtividade. O Alexa for Business, por possibilitar a configuração de skills específicas para uma empresa, traz novas formas de interatividade e colaboração para os negócios.
Há alguns anos, especialistas vêm percebendo uma crescente expectativa pela adesão a novas tecnologias e ferramentas de conectividade no ambiente de trabalho e na gestão de dados. O anseio por inovações não parte apenas dos colaboradores, mas também dos gestores e responsáveis pela organização e produtividade no escritório.
Implementar ferramentas de conectividade, interatividade e colaboração eleva os níveis de produtividade e qualidade de trabalho, possibilita fluxos mais eficientes e, ainda, pode criar novas oportunidades de negócio para a empresa.
No texto de hoje, falaremos sobre o Alexa for Business e sobre as skills personalizadas capazes de transformar a rotina do seu negócio.
Alexa for Business da Amazon
A comunicação efetiva dentro de uma corporação é necessária para garantir fluxos operacionais bem arquitetados, organizações e hierarquias estruturadas, produtividade e gerenciamento de espaços para colaboração, como salas de conferência.
Tanto na rotina pessoal quanto profissional, a voz é um dos recursos que mais utilizamos. O Alexa for Business é a evolução da inteligência artificial e machine learning, dessa vez no contexto do local de trabalho.
Além disso, a tecnologia por trás da Alexa também se assemelha a um AI chatbot, permitindo interações mais naturais e eficientes, otimizando fluxos de trabalho e automatizando tarefas recorrentes nas empresas.
O que é?
O Alexa for Business permite que empresas e seus colaboradores utilizem a Alexa, assistente virtual, para desfrutar de ambientes de trabalho mais organizados e produtivos. Com simples comandos de voz, é possível ativar recursos como calendário, salas de conferência, gravação de reuniões, etc.
Assim como a Alexa de uso pessoal, o Alexa for Business se conecta com dispositivos Echo, facilitando a mobilidade, inclusive com dispositivos já utilizados em casa ou no carro.
Além disso, sua integração com cloud computing permite que todos os dados e comandos sejam processados na nuvem, garantindo eficiência e rapidez nas interações.
Benefícios do Alexa for Business
Produtividade elevada
No tópico da produtividade, o Alexa for Business tem a seu favor a compatibilidade e facilidade de conexão com uma infinidade de recursos.
Através de configurações simplificadas, os colaboradores podem vincular contas de e-mail e calendário à assistente virtual e solicitar a participação em calls, reagendar reuniões, notificar participantes de um compromisso sobre eventos e até obter resumos das tarefas em preparação para o dia de trabalho.
Rotina aprimorada através de comandos de voz
Com comandos de voz intuitivos, os times podem reservar rapidamente salas de conferência, verificar disponibilidade de espaços, saber quem agendou teleconferências e iniciar reuniões online.
“Alexa, participar da reunião.”
Com apenas uma frase, o funcionário entra na call sem se preocupar com qual controle remoto deve utilizar.
Também é possível pedir para o Alexa for Business adicionar lembretes de horários de início e fim de reuniões. Assim, as equipes conseguem se preparar melhor para começar o compromisso e, com o lembrete de voz que o tempo reservado está acabando, há um estímulo da produtividade.
Experiências de voz configuráveis em aplicativos próprios ou de terceiros
Cada organização trabalha com ferramentas e aplicações empresariais específicas. Suas demandas são diferentes, o que significa que os comandos por voz também podem precisar ser customizados.
O Alexa for Business traz uma grande inovação: a possibilidade de criar habilidades, as chamadas “skills”, que adicionam uma interface de voz a aplicativos de serviços personalizados da empresa.
As experiências avançadas de voz, com comandos intuitivos, se adaptam às necessidades do fluxo processual de cada time. O Skills Kit do Alexa for Business é o que permite todas essas integrações.
Skills Alexa: crie novas possibilidades com experiência de voz para sua empresa
As skills do Alexa for Business são as habilidades que a assistente virtual é capaz de performar. É através delas que a Alexa compreende, processa e responde a comandos de voz.
Apesar de algumas habilidades do Alexa for Business já serem, de certa forma, pré-configuradas, é preciso criar os recursos que, de fato, vão fazer a diferença no dia a dia dos seus colaboradores.
O que uma skill própria do Alexa for Business transformaria na sua empresa?
A Alexa, funcionando com os recursos em nuvem da Amazon AWS, permite ampla conectividade entre aplicações e softwares. Ao conectar o Alexa for Business na estrutura de gestão de dados da sua empresa, você passa a ter um ecossistema de analytics, inteligência artificial e machine learning.
Com a configuração de uma skill e a habilitação da funcionalidade, você pode ter ao seu dispor as principais métricas do seu negócio sempre que precisar, basta ativar o comando de voz. Veja alguns exemplos:
1. “Alexa, iniciar reunião de diretoria.”
O uso mais comum para essa skill é começar reuniões e entrar em calls sem precisar lidar com controles manuais. Mas as possibilidades são muito mais extensas!
A Alexa também consegue dar início à reunião listando itens importantes pré-definidos, como a gestão de dados, pendências da semana anterior, os indicadores do mês e quais metas foram atingidas, trazendo mais visibilidade e produtividade para a reunião.
2. “Alexa, qual o estoque de produtos X?”
Como já mencionado, o Alexa for Business traz a facilidade da conexão com todos os sistemas de gestão de dados do seu negócio. Caso seja preciso calcular o estoque de um produto específico, não é preciso sair contabilizando diferentes sistemas, em diversas lojas ou cidades.
Você e seu time ganham uma ampla visibilidade sobre todo o operacional do negócio, gerando produtividade e economizando recursos!
3. “Alexa, qual o status da operação 123?”
De forma imediata, ao alcance da voz, qualquer usuário com acesso autorizado consegue atualizações sobre operações em andamento: entregas, prazos, pendências, etc. O monitoramento é unificado, mas o uso de cloud computing torna o trabalho entre os colaboradores mais flexível e permite mobilidade às equipes.
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