Com um grande fluxo de informações que geram impactos significativos no meio corporativo, torna-se cada vez mais necessário utilizar sistemas de operação automatizados que, de fato, otimizem o armazenamento, o compartilhamento e a segurança dos dados nas empresas. Neste cenário, a adoção de tecnologias como Cloud Computing e Edge Computing se transforma em uma importante solução para os negócios. Leia este artigo e conheça as características e diferenças entre elas.
Desde que a análise de dados se tornou um dos pontos altos da era digital, empresas do mundo inteiro passaram a buscar por soluções que trouxessem mais organização, agilidade e segurança para suas informações, já que não poderiam mais contar exclusivamente com espaços físicos para isso.
Assim, a tecnologia de nuvem se disseminou rapidamente e, hoje, integra a realidade de inúmeras empresas que utilizam seus recursos para manter e ampliar a competitividade no mercado.
A verdade é que, com o passar dos anos, a tecnologia na nuvem se expandiu, abrindo espaço para a criação de outras soluções igualmente importantes para os negócios, como é o caso do Edge Computing.
Como as duas possuem funções voltadas para o armazenamento inteligente de dados, é comum haver confusão por parte do público não-especializado, por isso, destacamos aqui as características e as diferenças de cada uma, para que, diante dessas informações, seja possível compreender qual delas é a mais adequada às demandas do seu negócio.
O que é Cloud Computing?
Podemos entender a Cloud Computing como a disponibilização de diferentes serviços de armazenamento e processamento de dados através de data centers acessados pela internet, dispensando a necessidade de dispositivos físicos.
Também conhecida como computação em nuvem, a Cloud Computing permite o acesso de dados e aplicações a qualquer hora e lugar, apenas com alguns cliques.
Com isso, as empresas conseguem reduzir os custos com aparelhamento e infraestrutura, ampliar a flexibilidade de seus serviços e aplicações e escalonar melhor suas soluções.
Ou seja, a Cloud Computing é a substituição das estruturas físicas por ambientes virtuais com maior capacidade de armazenamento. A flexibilidade desse recurso oferece ainda a possibilidade de contar com estruturas públicas, privadas ou mistas, que oferecem funções distintas de acordo com a necessidade e demanda da organização.
Na prática, a Computação na Nuvem possui aplicabilidades que vão desde serviços simples até os mais complexos. O importante é entender as reais necessidades da empresa para encontrar, de maneira assertiva, a solução ideal que atenda as demandas do negócio.
O que é Edge Computing?
O Edge Computing, ou Computação de Borda, trata-se de um conjunto de dispositivos utilizados pelos usuários e que são capazes de realizar processamentos e análises de maneira avançada.
Assim, como todo o processamento de dados ocorre na borda (nos dispositivos), os próprios equipamentos que produzem determinados dados efetuam o processamento, a separação e a análise deles.
Para exemplificar melhor a eficiência dessa tecnologia, pense em cada dispositivo como um pequeno datacenter, onde os dados são processados internamente, sem a existência de sobrecargas operacionais que, muitas vezes, podem ser causadas pela centralização do processamento de informações.
O que muda com o Edge Computing?
Com o Edge Computing, as informações são direcionadas primeiro para um gateway, que, por estar mais próximo do perímetro (na borda), otimiza a conexão. A diminuição da distância entre o dispositivo e o próprio processamento de dados faz com que o tempo de resposta e a latência sejam significativamente reduzidos.
Além disso, a Computação de Borda é capaz de oferecer suporte em momentos de instabilidade da Cloud Computing, complementando, com isso, o desempenho da nuvem. Podemos considerá-la como um verdadeiro avanço da computação distribuída.
Diferenças entre Nuvem e Edge
Por se tratar de tecnologias distintas, cada uma possui funções específicas e, muitas vezes, determinantes para o bom desempenho e evolução das soluções e aplicações de um negócio. Porém, como mencionado no item anterior, elas podem se complementar na execução das tarefas de um objetivo específico.
Portanto, é fundamental conhecer suas particularidades e diferenças, para que, a partir disso, haja ainda mais assertividade nas estratégias de TI de uma empresa. São elas:
Funções
Enquanto a cloud reúne informações para criar bancos de dados que poderão ser utilizados por diferentes sistemas computacionais, o foco principal do edge é otimizar o desempenho de dispositivos que necessitam de conexões mais rápidas e altamente seguras.
Integração e análise
Na Cloud Computing, os dados são integrados e analisados de maneira sistemática na nuvem, enquanto com o Edge Computing é possível realizar análises e processamentos avançados no próprio dispositivo.
Latência e rapidez
A Computação na Nuvem possui as informações mais centralizadas, o que, em alguns casos, pode diminuir a rapidez de seus recursos. Devido à natureza descentralizada e por operar com tecnologia distribuída, o Edge Computing consegue processar, integrar e compartilhar os dados um pouco mais rapidamente.
Internet das Coisas
As nuvens podem existir sem a Internet das Coisas (IoT), mas o Edge Computing, quando utilizado como elemento de estruturação, mineração, processamento ou envio de dados, raramente existe sem IoT. Isso porque os dispositivos de IoT são as fontes e os destinos nos quais o processamento de informações do Edg Computing ocorre sem depender de localização central ou da nuvem.
Ambiente
O Edge Coputing não faz parte de uma Cloud, mas pode contribuir para a criação de uma infraestrutura de nuvem ainda maior, que facilite o desempenho, o processamento e a análise dos dados.
Combinando as duas tecnologias
Ao compreender as características de cada uma e os benefícios que elas podem trazer para sua estratégia de TI, é possível extrair o máximo de seus recursos a favor da sua empresa.
Combine a alta capacidade da Cloud Computing à eficiência da Edge Computing e seu negócio ganhará maior segurança no gerenciamento de dados e uma otimização robusta na gestão de documentos.
Apenas em termos de praticidade, agilidade, redução de custos, experiência e segurança, as duas tecnologias, quando adotadas em conjunto dentro das estratégias de TI de uma empresa, são capazes de transformar positivamente setores fundamentais, como as áreas administrativa, comercial e financeira.
Isso contribui continuamente para a geração de melhorias em toda a cadeia operacional da organização, tendo por consequência o aumento da produtividade e o aumento do valor agregado nos produtos e serviços do negócio.
Acelere como nunca as operações da sua empresa com a NuageIT!
Com as soluções em nuvem da Amazon Web Services e os serviços de suporte da NuageIT, sua empresa ganha muito mais qualidade e inovação em tecnologia.
Estamos entre as 20 principais empresas de consultoria da AWS e somos certificados como Advanced Consulting Partner no Brasil. Com times altamente capacitados, a NuageIT apoia as demandas da sua empresa, identificando os recursos e ferramentas que melhor se adequam ao seu fluxo operacional e otimizando o gerenciamento e processamento de dados do seu negócio com modernidade e eficiência. Clique aqui e fale agora mesmo com um de nossos especialistas.