Empresas e desenvolvedores estão sempre sob grande pressão do mercado para lançar aplicações inovadoras e criar códigos rapidamente com baixa taxa de erro. A incorporação de processos automatizados no fluxo de desenvolvimento é uma ótima estratégia para superar tais obstáculos e ter uma alta performance. A seguir, saiba mais sobre CI/CD!
No artigo de hoje, vamos falar sobre a CI e a CD, conjuntos de métodos/processos que possibilitam aos desenvolvedores alto nível de automação e monitoramento para aprimorar o desenvolvimento de aplicativos. Boa leitura!
O que é CI/CD
Essa sigla se refere às expressões Continuous Integration e Continuous Delivery que, traduzidas para o português, significam Integração Contínua e Entrega Contínua.
Esses dois processos representam inovações no modelo de desenvolvimento e entrega de projetos de TI: são conjuntos de metodologias, técnicas e ferramentas que tornam o fluxo todo mais ágil, eficiente e otimizado.
A prática da CI/CD combina fórmulas para aperfeiçoar o trabalho das equipes de TI, utilizando a automatização para permitir que equipes de desenvolvimento se concentrem em atender aos requisitos de negócios, qualidade do código e segurança.
A CI/CD tem como base três conceitos:
- Integração
- Entrega
- Implantação contínua
Monitoramento e automação contínuos estão em todo o ciclo de vida das aplicações.
Rapidez, qualidade, segurança e confiabilidade são alguns dos benefícios da incorporação de um pipeline de CI/CD na rotina de desenvolvimento.
Integração Contínua (Continuous Integration)
O conjunto de práticas da CI visa estabelecer um formato consistente e automatizado de criar, compilar e testar aplicativos.
Esse processo de automação para desenvolvedores acontece em um ambiente compartilhado, com todos os envolvidos no desenvolvimento de uma aplicação: as equipes implementam e testam regularmente pequenas mudanças incrementais do código que, a seguir, são mescladas em um repositório compartilhado de controle de versões.
A CI leva as equipes de desenvolvimento a implementar pequenas mudanças e fazer check-in de código nos seus repositórios, de forma segura, controlando e versionando arquivos com uma frequência cada vez maior, e tendo seus códigos compilados e disponibilizados de forma rápida e automática.
Como a maioria das aplicações atuais exige desenvolvimento de código em diferentes plataformas e ferramentas, é necessário um mecanismo para integrar e validar toda e qualquer alteração. A Integração Contínua é ideal para evitar conflitos entre ramificações no repositório de controle de versão, quando há desenvolvimento simultâneo de várias aplicações e/ou vários desenvolvedores trabalhando ao mesmo tempo em um projeto.
A automação da CI significa que sempre que há uma mudança em um código de aplicação, ela será integrada, testada e implementada. Esses “check-ins” são verificados automaticamente para que qualquer problema com o código possa ser identificado e resolvido de forma ágil e eficiente.
A principal função da CI é fornecer esse feedback rápido em relação ao código, permitindo sua correção também rápida. Mas, além desse, a CI traz benefícios como mitigação de riscos, confiança, melhor comunicação da equipe e custos gerais reduzidos.
Entrega Contínua (Continuous Delivery)
No pipeline de desenvolvimento, a Entrega Contínua (CD) começa onde termina a Integração Contínua (CI). A automatização da CD agrupa os códigos e testes realizados na etapa anterior e coloca em seu ambiente de execução.
A maioria das equipes envolvidas em projetos de desenvolvimento de aplicações atua em diversos ambientes simultaneamente; são vários os locais de produção, desenvolvimento e teste. A CD garante que exista uma maneira automatizada de entregar alterações de código a todos eles.
Esse processo de entrega não é independente de intervenção humana: mesmo que ela seja mínima, ainda é necessária para dar seguimento ao fluxo. A implantação na produção é definida estrategicamente e acionada manualmente com a aprovação do código.
A CD ajuda a fornecer software com segurança e rapidez de forma sustentável.
Com a CD, é possível definir o timing da liberação das alterações de código de acordo com o que for mais adequado aos seus planos e demandas de negócios. No entanto, o mais recomendado é que sejam feitas liberações frequentes de pequenos lotes, facilitando a solução de problemas em caso de incidentes.
Benefícios da incorporação da CD incluem: softwares com menos bugs e maior qualidade; liberação de novos recursos antecipadamente e com frequência; e resposta às condições de marketing mais rapidamente.
Deploy Contínuo (Continuous Deployment): automatização total
Como explicamos anteriormente, a prática da entrega contínua não é um processo 100% automatizado. Mais recentemente, surgiu um outro “CD” nessa metodologia de desenvolvimento em pipeline: o Continuous Deployment (Implantação Total, em português).
Aqui, não há intervenção humana em nenhuma parte do fluxo. A automatização está presente em toda a cadeia, com códigos sendo colocados em produção automaticamente e tendo como resultado muitas implantações de produções todos os dias.
Todos os códigos integrados e testados são colocados em um repositório; por sua vez, o repositório coloca tudo que foi desenvolvido, códigos da aplicação e afins em produção de forma contínua e totalmente automatizada.
Implantação Contínua x Entrega Contínua
No geral, o termo CD é utilizado para expressar entrega contínua e implantação contínua. Mesmo assim, é importante entender que esses processos são diferentes entre si.
No caso da implantação contínua, por exemplo, não há a necessidade de um ciclo de aprovação manual. É exatamente por isso que a etapa, ferramenta ou site de teste precisa seja eficaz e confiável; cabe aos desenvolvedores e a empresa que está desenvolvendo aplicações garantir essa excelência em qualidade.
Por outro lado, a automatização traz a vantagem da possibilidade de implantar vários aplicativos ou atualizações em um período de tempo muito curto, dando um destaque competitivo para os negócios.
o que significa que os desenvolvedores precisarão garantir que seu site de teste seja eficaz e confiável. A vantagem é que as equipes podem implantar vários aplicativos ou atualizações em um período muito curto e com o mínimo de ação manual.
Benefícios do desenvolvimento automatizado
De forma geral, a incorporação de práticas de Integração Contínua, Entrega Contínua e Implantação Contínua traz vantagens da padronização de processos através da automação, com redução de riscos, aperfeiçoamento da segurança, melhoria de comunicação e compartilhamento entre equipes de desenvolvedores e maior qualidade nas aplicações entregues aos clientes.
A seguir, compilamos as principais vantagens da CI/CD:
Colaboração e comunicação
Por dar uma visibilidade em conjunto a todos envolvidos no projeto de desenvolvimento de um software, a CI/CD estimula mais engajamento e comunicação, resultando em resultados mais inovadores.
Códigos com mais qualidade
A automatização torna o processo de testes mais consistente, rápido e confiável. A possibilidade de testar códigos com alta frequência aumenta, resultando em aplicações com qualidade e excelente funcionalidade para seus usuários.
Correções mais ágeis de bugs
A maior frequência de testes e a rapidez nas respostas também facilita a correção de falhas ou a introdução de melhorias pelos colaboradores. A agilidade desse método não compromete a capacidade dos times de desenvolver produtos com excelência.
Tempo de lançamento no mercado mais rápido
Reduzir o tempo para fazer lançamentos no mercado de novos aplicativos, recursos inovadores e, ainda, incorporar feedback nas próximas atualizações garante uma grande vantagem competitiva, agregando a capacidade de responder ao mercado de forma rápida caso problemas apareçam.
Caminho de produção mais otimizado
A implementação de práticas de CI/CD ajuda a criar uma cultura de desenvolvimento mais organizada e madura. Incluir automação para builds, testes, criação de ambiente e implantações torna essas etapas mais consistentes, confiáveis e escaláveis.
Mais tempo e espaço para inovar
Um pipeline de CI/CD otimiza o processo de lançamentos e desenvolvimento de software, criando fluxos mais enxutos e eficientes. A automatização permite que os computadores fiquem responsáveis por tarefas repetitivas, enquanto os times fiquem mais livres para serem criativos. O resultado é a mudança do foco da repetição para a inovação.
Qual a relação entre CI/CD e Metodologia Ágil e DevOps?
De maneira simplificada, podemos dizer que a Metodologia Agile e o DevOps trabalham em conjunto com o pipeline de CI/CD.
Práticas de integração, entrega e implantação contínuas aperfeiçoam o fluxo de desenvolvimento de ambas as metodologias, atuando como uma forma de suporte tecnológico para o sucesso da Cultura Ágil.
Em um outro artigo, explicamos melhor Agile e DevOps! Você pode clicar aqui para ler.
Desenvolvimento de aplicações com a NuageIT
Nossos times especializados estão prontos para dar apoio aos projetos da sua empresa!
De modernização de aplicações a construção de plataformas robustas, a Nuage trabalha com você para abrir caminhos para otimizar suas operações e expandir oportunidades de negócio.
Com nossa expertise em desenvolvimento em cloud, metodologias ágeis e eficientes, recursos SaaS e foco nas suas necessidades e dos seus clientes, oferecemos suporte completo para o desenvolvimento de aplicações! Saiba mais sobre como podemos te ajudar: clique aqui e converse com os consultores da NuageIT.