O Instituto Presbiteriano Mackenzie iniciou suas atividades em 1870, quando o casal de missionários presbiterianos George e Mary Ann Annesley Chamberlain chegou à cidade de São Paulo.
Dona Chamberlain recebia meninos e meninas para a escola que estava começando, fazendo valer o princípio que permanece até hoje: não fazer distinções de sexo, credo ou etnia. No ano seguinte, foi criada a Escola Americana, embrião do Colégio, que abrigava filhos de escravos e famílias tradicionais.
Em 1876, já na esquina das ruas Ipiranga e São João, a Escola Americana implantou dois novos cursos: a Escola Normal e o Curso de Filosofia. Em 1879, Dona Maria Antônia da Silva Ramos, Baronesa de Antonina, vendeu uma área de sua fazenda em Higienópolis ao Reverendo Chamberlain. Era o início de uma nova fase.
A fama da Escola Americana não ficou restrita ao Brasil, chegando aos ouvidos do advogado americano John Theron Mackenzie que, sem nunca ter estado no Brasil, deixou em testamento uma doação à Igreja Presbiteriana Americana para a construção de uma escola de engenharia em Brasil. Assim começa o nome usado até hoje: Mackenzie.
Em fevereiro de 1896, teve início o curso na Mackenzie School of Engineering, com diplomas ainda expedidos pela Universidade de Nova York. Na década de 1940, novos cursos foram criados, como a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (1946); Faculdade de Arquitetura (1947); e a Faculdade de Ciências Económicas (1950). Com essas quatro escolas superiores, em 1952, o Mackenzie é reconhecido como universidade pelo então presidente Getúlio Vargas. Em 1955, teve início a primeira turma da Faculdade de Direito.
Em 1965, o Mackenzie nomeia Esther de Figueiredo Ferraz como reitora, a primeira mulher a assumir esse cargo em universidades brasileiras.
Em 1970, foi criada a Faculdade de Tecnologia, suprindo a demanda por profissionais qualificados nos cursos superiores da área.
Visando a formação global de seus alunos, o Mackenzie oferece a oportunidade de permanência na instituição desde a Educação Básica até a Pós-Graduação, nos níveis de especialização (lato sensu), mestrado e doutorado (stricto sensu).
Atualmente, o Mackenzie está em vários lugares do país, oferecendo educação e saúde às pessoas, cuidando do ser humano de forma integral. Prova disso são seus Colégios, Faculdades, Universidades e Hospitais, em unidades em São Paulo (SP), Alphaville (SP), Tamboré (SP), Brasília (DF), Campinas (SP), Palmas (TO), Rio de Janeiro (RJ), Castro (PR), Curitiba (PR) e Dourados (MS).
Além da Educação, área na qual possui sólida tradição e pioneirismo, o Mackenzie também se dedica à Saúde, tendo reforçado esse viés a partir de 2019 com a aquisição do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM) e também da Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná (FEPAR). O Instituto Presbiteriano Mackenzie também é Membro Efetivo da Associação Beneficente Douradense (ABD), que mantém o Hospital Evangélico Dr. e Sra. Goldsby King, tradicional instituição de Mato Grosso do Sul.
Cuidar do ser humano criado à imagem e semelhança de Deus, autonomia, educação, saúde e dignidade. Mackenzie olha para as pessoas como um todo a partir de uma perspectiva cristã. É a fé que o move, que orienta a sua missão, que se sente feliz por poder realizar diariamente desde a sua fundação em 1870.
Um dos maiores desafios para o Mackenzie a partir do início de sua jornada de transformação digital, consistia na criação de interface e ambiente capaz de conversar e integrar o legado ao novo ciclo de aplicações digitais e cloud native, tudo isso dentro de uma arquitetura e ambientes seguros e com contexto de redes determinante para conectar o ambiente onpremisse a Cloud.
Estes desafios tecnológicos foram determinados a partir da necessidade de levar uma nova experiencia ao usuários, clientes e parceiros do Mackenzie, agregando novas soluções, novas funcionalidades e um novo capítulo de ensino no mercado de educação.
Sendo assim, a NuageIT junto ao Mackenzie, elaboraram um projeto de implementação de ambiente de nuvem pública, com o objetivo principal de prover o ambiente para suportar as aplicações fim, e ao mesmo tempo entregar uma estrutura de redes totalmente segura abstraindo suas camadas, de maneira a garantir o isolamento e segurança dos serviços. Além disto, o projeto foi desenhado para entregar a capacidade de escalabilidade, implementação do conceito de pagar apenas pelo que utilizou efetivamente na cloud pública, estruturas serveless, obserbabilidade e monitoramento tanto de Infraestrutura quanto de aplicações.
Com todos os desafios mapeados, foi realizada uma análise profunda do ambiente, comportamentos e processos troca e tráfego de informações, bem como políticas e regras internas do Mackenzie, conectando com as normativas e regras estabelecidas no mercado de educação.
Sendo assim, algumas etapas cruciais como as descritas abaixo foram seguidas de maneira profunda dentro de todo o processo de mapeamento, desenho e definição de estratégia e solução, são estas:
Após todo mapeamento, avanço das etapas acima e definições críticas, determinamos as melhores tecnologias em cloud AWS para atender a demanda de maneira performática e com custos eficientes e que avançam de acordo com o crescimento de utilização das soluções e naturalmente do negócio da Mackenzie neste escopo.
Para todos os casos colocamos os aspectos de segurança em primeiro lugar e vamos derivando para escalabilidade, performance, elasticidade, capacidade de auto recuperação, custo e disponibilidade.
Para simplificar toda a camada de rede e garantir o isolamento e a segurança do serviço, foram utilizadas as seguintes estratégias e soluções:
Como descrito anteriormente, um dos tópicos cruciais para esta implementação, foi o estabelecimento direcionado e preciso de indicadores de saúde do ambiente e seus respectivos workloads.
Deste modo compartilhamos abaixo o desenho voltados para observabilidade, gestão de eventos e diagnóstico de todo o ambiente de redes.
Após semanas da disponibilização da solução, o Mackenzie pode verificar a eficiência e todo o diferencial de implementar suas soluções críticas e robustas a partir de nuvem pública, garantindo segurança, resiliência e assertividade com toda a expertise e arquitetura altamente robusta desenhada em parceria entre o time de tecnologias do Mackenzie e equipe especializada da NuageIT, que juntos uniram visão de negócios e necessidades tecnológicas Mackenzie, como a integração do seus diversos ambientes internos e data centers, rede segura e flexível, robusta para suportar tráfegos e volumes altíssimos com o dinamismo, para que os milhares de alunos e parceiros pudessem obter a melhor experiencia.
Desta maneira, o Mackenzie hoje entrega diversas soluções através de Cloud Pública para seus usuários garantindo a melhor experiencia e segurança possível, possibilitando ainda que as aplicações legadas conversem com o mundo de cloud de maneira efetiva, entregando um barramento e interface capaz de interpretar o legado e conectar com o novo, de maneira performática e totalmente integrada.
Unir tecnologia de ponta, segurança, alta performance e a inovação que o mercado demanda, é o compromisso que o Mackenzie e a NuageIT tem com seus clientes.
Vamos marcar uma conversa? Entre em contato e deixe nossos especialistas encontrarem as melhores soluções para sua empresa!